Contabilista explica como utilizar o Imposto de Renda para ajudar vítimas no Rio Grande do Sul

Segundo Mayra Saitta, do escritório Saitta Contabilidade, é possível doar até 6% do imposto para fundos de assistência às vítimas

Publicado em 16/05/2024

Com a devastação causada pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, populações de vários estados brasileiros se mobilizam para ajudar as vítimas com mantimentos e roupas. Mas existe um outro jeito de doar: utilizando o Imposto de Renda.

A contabilista e advogada tributária Mayra Saitta, do escritório Saitta Contabilidade, explica que quando o indivíduo tem o Imposto de Renda a pagar, pode fazer a doação dentro da própria declaração:

“Na declaração, na opção ‘Doações Diretamente na Declaração’, existe uma lista de instituições cadastradas a receber um tipo de doação, que equivale a uma quantia de 6% do valor do IR. Com a tragédia do Rio Grande do Sul, foi criada a opção de destinar este valor ao estado”, elabora a especialista.

Saitta explica, ainda, que é preciso indicar o estado ou município afetado. Em seguida, é emitido um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que deve ser pago até 31 de maio, prazo limite para declarar o IR. “A ação também oferece um desconto no Imposto de Renda do ano seguinte e não gera custos adicionais ao doador”, completa a contabilista.

Este tipo de doação permite que até 3% do imposto seja encaminhado para fundos de assistência a crianças e adolescentes e, os outros 3%, a idosos, chegando ao total de 6%.

No caso de quem tiver um imposto a restituir, o valor será acrescentado à quantia a ser restituída, corrigido pela taxa básica de juros.

Sobre Mayra Saitta, advogada Tributária, Empresarial e contabilista

Mayra Saitta é advogada especialista em Direito Empresarial e Tributário formada pela Faculdade de Praia Grande (FPG) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro. Empresária, fundou há 13 anos a Saitta Contabilidade e é diretora do Grupo Saitta, que engloba serviços de advocacia, contabilidade e marketing.

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