Consórcio descomplicado: mitos e verdades que você precisa saber
Muito além de carro e casa, esse tipo de investimento cresceu mais de 30% no último semestre
O consórcio é uma modalidade de compra planejada que movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas entre consumidores. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no encerramento do primeiro semestre, o sistema registrou novos recordes em negócios realizados, com um crescimento de 30,5%, comparado ao mesmo período do ano passado, atingindo a maior alta dos últimos 20 anos.
Ainda assim, muitos brasileiros acreditam em informações equivocadas que acabam afastando potenciais investidores. Cléber Gomes, CEO e sócio-fundador da Maestria, empresa especializada em consórcio e produtos financeiros, explica o que é mito e verdade sobre o investimento.
“Consórcio é a mesma coisa que financiamento”
Mito- O consórcio não tem juros, diferentemente do financiamento. O que existe é a taxa de administração, que é geralmente entre 10% e 20% do valor total do crédito e fundo de reserva, usado para cobrir inadimplências e emergências, cobrada por algumas empresas.
“O consórcio tem uma taxa de administração definida em contrato, mas é diluída ao longo do período. Ainda assim, é uma possibilidade bem mais econômica do que o financiamento”, explica Cléber.
“Posso usar consórcio apenas para comprar carros”
Mito- Hoje, o consórcio vai muito além de automóveis. É possível adquirir também, imóveis, eletroeletrônicos, troca de dívidas, viagens e maquinários no setor agrícola. “Para quem pode esperar um pouco mais para fugir da alta de juros, essa é a melhor alternativa. Sem falar que a carta de crédito tem correção conforme o índice da categoria contratada. Então o valor que você coloca no período contratual, antes de ser contemplado, não fica desvalorizado”, diz o especialista.
“O consórcio é uma boa opção de compra planejada”
Verdade- Para quem tem dificuldades de juntar dinheiro para adquirir bens, essa é uma forma de poupança forçada e de conquistar bens, sem os juros exorbitantes do financiamento.
“Só vale a pena se eu for contemplado logo”
Mito- Esse é um dos maiores equívocos. O consórcio é uma modalidade de médio a longo prazo. Mesmo que a contemplação não seja imediata, o valor investido continua sendo seu patrimônio, e a carta de crédito será liberada em algum momento do contrato: “Para quem tem dinheiro guardado, existe a modalidade por lance. Pergunte à administradora qual é a média de vencedores nos últimos meses e se há opção de usar parte da carta de crédito. Essa informação ajuda a montar uma estratégia realista de acelerar o processo”, explica o CEO de Maestria.
“É arriscado, posso perder meu dinheiro”
Mito- Quando o consórcio é administrado por uma empresa autorizada e fiscalizada pelo Banco Central (BC), o cliente tem a segurança de receber a carta contemplada até o final do prazo contratual.
“Empresas que prometem uma data exata para essa contemplação, é preciso acender um sinal de alerta. Ela é sim garantida dentro do período de contratação, mas não existe um prazo definido para o cliente conseguir essa carta dentro dos primeiros meses, por exemplo”, orienta.
“Posso usar a carta de crédito de forma flexível”
Verdade- Dependendo da categoria contratada, a carta de crédito pode ser usada para adquirir diferentes tipos de bens ou até quitar dívidas relacionadas. “A empresa adquire uma cota de consórcio compatível com o valor da dívida que deseja quitar, seja de um caminhão, imóvel, equipamento ou até mesmo veículo leve. A diferença é que ao invés de pagar juros, ela paga pela taxa administrativa que, em alguns casos, pode ser dez vezes menor que os encargos de um financiamento”, diz Cleber.
O consórcio pode ser uma ferramenta eficiente de planejamento e aquisição de bens sem juros, desde que o consumidor saiba lidar com os prazos e escolha uma administradora regulamentada.
Sobre a Maestria
Empresa especializada em consórcio e produtos financeiros no B2B há 11 anos, com mais de R$10 bilhões em vendas no mercado. A Maestria oferece um ecossistema de soluções, com um hub completo, incluindo consultoria estratégica, treinamentos, soluções financeiras, marketing e networking exclusivo. Para 2025, a meta da empresa é chegar em R$12 milhões de faturamento e atingir R$ 2 bilhões em vendas de consórcios.